Ciclismo Indoor e Dieta, fazem a diferença?‏

O ciclismo indoor é um exercício no qual se utiliza grandes grupamentos musculares dos membros inferiores, exerce um alto gasto energético. É aplicável a todas as faixas etárias e a diferentes níveis de condiocionamento.
O estudo Effect of Diet and Indoor Cycling on Body Composition and Serum Lipid, demostra claramente que mulheres entre 20 e 40 anos diminuíram significativamente a “ massa gorda” (cerca de 5,3 kg) com preservação da massa muscular associando dietas hipolipídicas com ciclismo indoor, comparado ao grupo de mulheres que fizeram apenas dieta com restrição de lipídio (gordura) e diminuíram em média 2,1 kg, com perda de massa muscular (o que não é interessante e nem saudável). 


Vamos começar analisando o gasto energético do ciclismo de modo geral.
Veja um exemplo de cálculo estimado para uma pessoa de 70 kg, pedalando 40 minutos em velocidade de passeio (16-19 km/h), com gasto energético de 6,0 METs (ver tabela 1). Aplicando a fórmula:
Gasto energético = 0,0175 kcal/kg/min x 70 kg x 40 min x 6,0 METs =  294 kcal /min
Quantidade em METs abaixo que você irá multiplicar para encontrar quanto gasta por minuto pedalando:
ATIVIDADE FÍSICA: PEDALAR GASTO CALÓRICO EM METS
Velocidade. < 16 km/h - geral, lazer, indo para trabalho. 4
Velocidade 16 a 19 km/h - lazer, esforço leve. 6
Velocidade 19 a 22 km/h - lazer, esforço moderado. 8
Velocidade 22 a 25km/h - esforço vigoroso 10
Velocidade acima de 30km/h - muito rápido 12
Velocidade. acima de 32 km/h - corrida 16
Mountain bike - geral 8,5
Bicicleta estacionária geral 5
Bic. Estacionária - 50 W - muito leve 3
Bic. Estacionária - 100 W - esforço leve 5,5
Bic. Estacionária - 150 W - esforço moderado 7
Bic. Estacionária - 200 W - esforço vigoroso 10,5
Agora observando os aspectos musculares, em uma competição o ciclista profissional deve dominar entre 80 e 120 rotações dos pedais por minuto (rpm) . Um ciclista que não compete, mas usa a bicicleta em regime esportivo deverá manter-se entre 70 e 100 rpm, enquanto o usuário com objetivos de lazer ativo e saúde deverá pedalar entre 50 e 70 rpm.
Em indivíduos com sobrepeso, o benefício é incomparável, uma vez que não há sobrecarga dos membros inferiores devido à posição sentada, o que possibilita uma atividade de maior duração, aumentando, assim, a eficiência da queima dos lipídios e redução dos níveis de LDL-colesterol e triglicerídeos séricos, além de redução do percentual de gordura corporal. Quando praticada nas ruas, torna-se mais agradável pelo desenvolvimento de maior velocidade do que as caminhadas, proporciona menor incremento na temperatura corporal provocado pelo exercício (dissipação de calor por convecção) e permite maior diversificação da paisagem, auxiliando na diminuição do estresse e das tensões do dia a dia.
É necessário atingir um gasto energético semanal de aproximadamente 1.200 a 2.200 Kcal, associado com dieta restrita em gorduras, para perda de massa gorda e manutenção ou aumento de massa magra.
Em todas as cidades existem “Equipes de Pedal” , em Goiânia temos o grupo “ Pedal Goiano”  (http://www.pedalgoiano.blogspot.com/), em Recife temos o “Pedal Clube”  (http://www.pedalclube.com.br/historia.asp), em Brasília o “Pedal na trilha”  (http://www.pedalnatrilha.com.br/), enfim em todas as cidades temos grupos de pessoas em prol do ciclismo, da atividade física e da saúde.

E não pense você que o grupo é feito de profissionais, é composto de pessoas que como você tem filhos, se ocupam o dia todo, cozinham e lavam. São feitos de pessoas que não gostam de praticar exercícios em locais fechados, com muito barulho, enfim... São simples mortais cheios de problemas, como todo mundo...
Para quem não curte ou não tem tempo para sair pedalando por ai, enfrente o Spinning de sua academia, faça os cálculos de quantas calorias você está gastando por semana. Coloque na ponta do lápis e veja se você vem fazendo o suficiente para que seu corpo te agradeça.
Até mais,
Abraços e bom pedal!!!!
Daniela Lima :)

Clique nos ícones para compartilhar:

6 comentários:

Monike disse... [Responder comentário]

post legal

bjs

lea disse... [Responder comentário]

a partit de que idade é aconselhavel esse tipo de exercicios??? bjs

Ana Carolina disse... [Responder comentário]

Estou precisando perder uns quilinhos..
É tão difícil!
Bjos!
=)

Daniela Lima disse... [Responder comentário]

Lea.. a partir de qualquer idade.
Crianças devem praticar ciclismo com o intuito de se divertir...
Adolescentes e Adultos podem intensificarem um pouco mais, e quem sabe realmente se tornar um esporte?
Idosos.. podem e devem, desde que sejam liberados pelo médico cardiologista...
No mais... é uma atividade completa, vc adquiri massa muscular se quiser, caso pedale pesado, na velocidade alta vc consegue queimar gordura e ainda sim conseguimos postura e um abdominal de graça..pq há um esforço do abdomen em manter o corpo na bike...
Vc já pedala ou está planejando?

Daniela Lima disse... [Responder comentário]

Ana Carolina, ... além de queimar rápido e vc perder peso... é viciante esta atividade, pq libera muito hormonio no nosso corpo responsavel pelos nossos prazeres....

KINHA disse... [Responder comentário]

Olá Fabi

Voltarei depois para ver o vídeo, pois fiquei apaixonada pelo make.

Vim convidá-la à participar do sorteio de uma joia exclusiva da designer, Eliana Colognese, vc não pode perder.

Bjoooooooooooo.............

http://amigadamoda.blogspot.com

Postar um comentário

Fico feliz pelo seu comentário! Assim que possível vou retribuir a visita e responder as dúvidas! Volte sempre! Bjos

    Publicidade

    Postagens populares

    Seguidores